quinta-feira, 11 de abril de 2013

Bloqueie SMS indesejado no Android


Sua operadora de celular é daquelas que adora mandar mensagens de SMS com propagandas dos mais diversos serviços para assinar? Ou resolve te alertar às 4h15 da manhã (sim, eu recebi e guardei esse torpedo) sobre o lançamento de uma nova promoção? Ou, quem sabe, você simplesmente deseja filtrar ou até esconder todas ou algumas de suas mensagens de curiosos?
Já está na hora de dar um basta nas mensagens indesejáveis. Para o Android, eu compartilho hoje a solução que eu uso e aprovo, o app gratuito AntiSMS Spam. Ele tem vários recursos interessantes e, além disso, roda em backgound com consumo de bateria praticamente nulo. Baixe o app no Google Play aqui(requer Android 2.0 ou superior).
Lista negra, números permitidos e senha
Há opções de lista negra (todos os números ali são bloqueados), lista de números permitidos (whitelist) e senha, para bloquear os SMS filtrados dentro do app.
Pode-se ignorar todas as mensagens de números que não estejam na lista de contatos. E um dos diferenciais desse aplicativo é a possibilidade de filtrar SMS por palavra-chave, recurso presente em poucos dos apps do tipo:
Lista de palavras 'proibidas'
De dentro do app, é possível ler as mensagens ignoradas, apagá-las e também fazer o restore para a caixa de entrada, se você desejar.
O único ponto fraco do app é a impossibilidade de responder algum SMS, direto do aplicativo.
OUTROS APPS
Outras opções de apps semelhantes para Android, entre outros – há dezenas – são as seguintes, todos grátis, com seus links no Google Play: No Spam SMS (permite bloquear mensagens recebidas em duplicata), Spam SMS BlockerBlacklist e SMS Blocker (tem um recurso bacana de adicionar números na lista negra com apenas um toque, direto da lista de contatos) e o Simplest SMS Filter (simples mesmo, mas requer que você altere com um ponto o nome do contato de quem não quer receber mensagem).

terça-feira, 2 de abril de 2013

Como transferir arquivos entre um computador e um Android via Wi-Fi


Existe um jeito de você deixar o cabo USB de lado e transferir qualquer arquivo entre um computador e o seu dispositivo Android via Wi-Fi. O aplicativo responsável por esta tarefa é o AirDroid, e vamos falar um pouco sobre o funcionamento dele neste tutorial.
Antes de fazer o download do app, certifique-se que o seu aparelho móvel esteja utilizando a mesma rede Wi-Fi do computador que você deseja realizar as transferências.
Passo 1. Faça o download aqui via Google Play ou diretamente de seu dispositivo móvel;
Tela com código de acesso (Foto: Reprodução)Tela com código de acesso (Foto: Reprodução)
Passo 2. Uma vez instalado, abra o app e clique em “Start”. Uma tela surgirá com duas opções de endereço, e logo abaixo, repare que há um código composto por letras maiúsculas e números;
Passo 3. No computador, abra o navegador e digite um dos endereços acima. Em seguida, com a página já aberta, digite o código que contém letras e números;
Passo 4. Um alarme tocará em seu dispositivo, sinalizando que você o conectou com um computador que está na mesma rede Wi-Fi. No computador, uma tela exibirá diversos ícones como “Messages”, “Photos”, “Music” entre outros. Ao lado direito um widget informa qual é o seu aparelho, o quanto de espaço interno ele tem e a capacidade do cartão de memória. Na parte inferior, localizam-se a intensidade do Wi-Fi, o sinal da operadora que você utilizar e o status da bateria;
Tela do AirDroid no navegador (Foto: Aline Jesus/Reprodução)Tela do AirDroid no navegador (Foto: Aline Jesus/Reprodução)
Passo 5. Para fazer o upload de músicas que estão no PC, por exemplo, basta clicar no ícone “Music” e depois em “Upload”. Você pode usar esse recurso em uma pasta inteira ou apenas selecionar os arquivos que desejar. Para otimizar tempo, os arraste para dentro da tela do AirDroid. As canções que já estiverem em seu aparelho ou as novas podem ser reproduzidas diretamente no PC;
Fazendo o upalod de músicas do PC para o smartphone com Android (Foto: Aline Jesus/Reprodução)Fazendo o upload de músicas do PC para o smartphone com Android (Foto: Aline Jesus/Reprodução)
Passo 6. Para fazer o download de uma ou mais músicas que estejam em seu aparelho, basta abrir sua lista, escolher o arquivo, clicar em “Download” e selecionar o diretório que deseja arquivar no PC;
Passo 7. Para os ícones “Files”, “Photos”, “Videos” e “Ringtones”, o processo de upload e download é o mesmo processo feito nos exemplos citados acima;
Passo 8. Ao terminar de usar o app, não se esqueça de clicar em “Disconnect” no seu aparelho e de fechar o seu navegador.